Tavira é um excelente ponto de partida para explorar o sotavento algarvio e as ilhas do Parque Natural da Ria Formosa. A sua localização, próxima da fronteira com Espanha, significa que, bem planeado, também é possível dar um passeio até à grande cidade histórica de Sevilha. Eis os destinos mais recomendados para passeios a partir de Tavira:

Cacela Velha
15 minutos de carro ou 30 minutos de autocarro+caminhada
Esta pequena e pitoresca povoação fica numa elevação junto à Ria Formosa, oferecendo uma vista panorâmica sobre a ria e uma magnífica praia. Tem apenas uma pequena igreja, uma fortaleza do século XVIII e pouco mais de uma dúzia de casas. Situa-se a leste de Tavira e a praia é muito semelhante às das ilhas vizinhas, mas ainda mais tranquila. Se der apenas um passeio a partir de Tavira, escolha Cacela Velha.
O autocarro 67 da Vamus, que circula entre Faro e Vila Real de Santo António, pára no terminal rodoviário de Tavira e faz uma paragem perto de Cacela Velha em apenas 15 minutos. A paragem fica numa estrada onde se vê uma indicação para a aldeia. Daí, basta caminhar sempre em frente por 15 minutos. De carro, a viagem demora 15 minutos, seguindo a estrada N125. Ao chegar, é possível estacionar no parque que é quase tão grande quanto a aldeia.
Consulte o guia de Cacela Velha.

Olhão
25 minutos de comboio ou 30 minutos de carro
Olhão é a cidade mais próxima de Tavira. Tem um dos portos mais importantes do sul do país e é visitada pelo seu famoso mercado de peixe e pelas suas praias. As praias ficam em ilhas do Parque Natural da Ria Formosa e embora sejam mais concorridas que as de Tavira também oferecem muita tranquilidade. Esta não é uma cidade histórica, tendo se desenvolvido no século XX, com o crescimento da comunidade piscatória, por isso não há grandes monumentos a visitar. É um destino para desfrutar de peixe fresco e explorar as ilhas da Ria Formosa. Existem ferries para as praias, sendo a mais recomendada a da Armona. O cais fica bem no centro da cidade, perto do mercado. Olhão fica a menos de 30 minutos de carro de Tavira. Também é possível ir de comboio, que parte uma dúzia de vezes ao dia e demora cerca de 25 minutos.
Consulte o guia de Olhão.

Faro
35 minutos de carro ou comboio
A capital do Algarve pode ser alcançada em cerca de 35 minutos de comboio a partir de Tavira. Este parte uma dúzia de vezes ao dia, desde manhã cedo até à noite. Indo de carro, a viagem demora o mesmo que o comboio, seguindo pela autoestrada A22. Há outras cidades muito mais procuradas no Algarve, mas vale muito a pena visitar Faro. Tem um encantador centro histórico amuralhado e algumas notáveis atrações turísticas, como a maior sé do Algarve, um museu fascinante que alberga os tesouros da região (sobretudo da época romana), e ainda uma capela coberta de ossos humanos. No verão, no entanto, a atração principal é a praia. Daqui também partem ferries para ilhas do Parque Natural da Ria Formosa, sendo a mais recomendada a Ilha Deserta, que, sim, é literalmente deserta.
Consulte o guia de Faro.

Castro Marim
25 minutos de carro
Para uma pausa do sol e praia, vá até esta vila histórica na fronteira com Espanha. Tem um dos castelos mais bem preservados do Algarve, originalmente construído pelos mouros e alterado no século XIV para proteger a região do reino vizinho. Esta é uma pequena e pacata vila, sendo possível ver tudo em poucas horas, mas merece mesmo uma visita, sobretudo para quem gosta de história e de monumentos antigos. Fica a cerca de 25 minutos de carro de Tavira pela A22. Não existe transporte público entre as duas localidades.
Consulte o guia de Castro Marim.

Vila Real de Santo António
25 minutos de carro ou 30 minutos de comboio
Esta cidade está separada de Espanha pelo rio Guadiana. Daqui avista-se a cidade espanhola de Ayamonte do outro lado do rio, e a livre circulação entre os dois países faz com que se ouça tanto castelhano como português nas ruas da cidade. Estas ruas foram projetadas nos finais do século XVIII, após a devastação causada pelo terramoto de 1755. A cidade foi reconstruída pelo Marquês de Pombal, que também foi responsável pela reconstrução de Lisboa. Quem conhece a capital, notará semelhanças com a Baixa Pombalina. Não há grandes monumentos a visitar, mas é uma agradável cidade ribeirinha com uma grande praça e ruas pedonais onde se pode relaxar a comer e beber ao sol, ou comprar algumas lembranças do Algarve. Há cerca de uma dúzia de comboios por dia a partir de Tavira, chegando aqui em menos de 30 minutos. De carro, chega-se em 25 minutos, pela estrada N125 ou pela A22.
Consulte o guia de Vila Real de Santo António.

Monte Gordo
20 minutos de carro ou 25 minutos de comboio
Monte Gordo é uma moderna estância balnear localizada entre Tavira e Vila Real de Santo António. É muito procurada por turistas nacionais de classe média e turistas espanhóis, pois é um dos destinos de praia mais económicos do Algarve. Desenvolveu-se na década de 1980 e, embora não possua o encanto ou as atrações históricas de outros destinos, tem uma extensa praia e um casino. Se depois das praias mais tranquilas de Tavira quiser uma praia mais animada, este é o destino ideal. Uma dúzia de comboios ao dia faz a ligação a Tavira, demorando cerca de 25 minutos. De carro, a viagem é um pouco mais curta, seguindo a estrada N125.
Consulte o guia de Monte Gordo.

Sevilha
1 hora e 45 minutos de carro ou 2 horas de autocarro
Há um autocarro que liga Tavira a Sevilha, mas para ir e voltar no mesmo dia é preciso ir de carro, pois o autocarro chega ao início da tarde (não há comboios entre os dois destinos). De Tavira, apanhe a autoestrada A22 até à fronteira, que fica a apenas 25 minutos. Depois de atravessar a ponte para Espanha, siga pela autoestrada A-49 até Sevilha. A viagem demora 1 hora e 45 minutos. Partindo de manhã cedo, tem-se tempo suficiente para visitar as atrações principais, que são a catedral, o Alcázar e a Plaza de España, antes do regresso a Tavira ao final do dia.
Saiba mais sobre o autocarro para Sevilha.