
Quando visitar Tavira
Tavira é visitada em todas as épocas do ano, sobretudo por turistas do norte da Europa, que vêm à procura de temperaturas mais elevadas e dias mais ensolarados. No entanto, este não é um destino de praia no inverno, pois só faz calor suficiente para banhos de sol entre os meses de abril e outubro. A primavera e o outono são amenos e os verões são quentes, mas também chove bastante no inverno, apesar de o Algarve ser uma das regiões mais secas da Europa e com mais horas de sol. Agosto é quando a cidade e as suas praias mais enchem, sendo os finais de junho, julho e início de setembro as melhores alturas para uma visita.

Quantos dias para visitar Tavira?
É possível visitar todos os monumentos de Tavira em poucas horas, mas a cidade é essencialmente um destino para passeios sem pressa e para relaxar nas praias, por isso recomenda-se uma estadia de pelo menos dois ou três dias. Muitos até ficam para umas férias de verão prolongadas, dedicando alguns dias a passeios até outros destinos nos arredores e aproveitando as diferentes praias da região. A localização perto da fronteira com Espanha (fica a 30 minutos de carro) também faz desta cidade um bom ponto de partida para conhecer o sudoeste do país vizinho, incluindo Sevilha, uma das mais belas e históricas cidades da Península Ibérica.

Uma Breve História de Tavira
Tavira foi povoada pelos fenícios, depois vieram os celtas, os romanos, os visigodos e finalmente os mouros, antes de ser conquistada pelo reino de Portugal no século XIII. Os romanos construíram a primeira ponte no centro da cidade e os mouros ergueram as muralhas do castelo, mas a maioria dos monumentos históricos data dos séculos XVI a XVIII. No século XVI, a cidade foi um porto importante, exportando peixe salgado, amêndoas e vinho para o norte da Europa. Entrou em declínio um século depois, devido ao assoreamento do rio que impossibilitou a entrada dos barcos de maiores dimensões no porto. O grande terramoto de 1755, que devastou praticamente todo o sul de Portugal, danificou grande parte do edificado de Tavira, que permaneceu uma pacata vila piscatória até meados do século XX, quando se tornou um destino turístico muito procurado.
Posto de Turismo de Tavira
Tudo o que precisa saber sobre Tavira, incluindo como planear as suas férias, encontra-se neste site. Este é um guia independente, não associado a ou patrocinado por qualquer instituição ou organização, oferecendo por isso informação isenta e detalhada. No entanto, para quaisquer outras questões quando já estiver na cidade, passe pelo posto de turismo oficial, que se situa no centro, na Praça da República. Este disponibiliza informação não apenas sobre Tavira, como também de toda a região do Algarve.